terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Espírito Santo está na moda?


Quero começar este texto com uma comparação/reflexão muito esdrúxula, porém desejoso de que ela fosse verdadeira.

Certo dia, ao ligar a TV, vi o primeiro capítulo de uma novela transmitida em horário “nobre”. Na cena que assisti, uma atriz muito conhecida usava ao pescoço uma medalhinha redonda que continha ao centro a figura de uma pomba. Pensei com meus botões: ___ Essa medalhinha vai virar moda!Dito e feito! Passados alguns dias, não é que várias pessoas já estavam usando uma medalhinha idêntica! E olha que moro no interior, onde as novidades demoram um pouco a chegar. Fiz uma pesquisa muito “profunda” com as “peruas” de plantão sobre este ato de usar tal objeto. Todas foram unânimes ao dizer que tal figura está “na última moda…” E acrescentaram que, também, “tá” na moda colocar o “Divino” na porta de casa. Fui verificar algumas casas e também constatei a veracidade do que diziam: muitas casas com a figura de uma pomba entalhada na madeira, de gesso ou de resina nas portas principais das casas.

Todas estas constatações levaram-me ao devaneio utópico de que, com a mesma ânsia com que as pessoas usavam este que é um dos símbolos do Espírito Santo, a saber, a pomba¹, também O vivenciassem numa experiência profunda de Deus. A experiência do Espírito não é uma vivência atemporal, que somente uns poucos “privilegiados” tiveram a oportunidade de usufruir. Os que fizemos tal experiência suplantamos uma resposta imediata e irrefletida à presença e atuação desta Pessoa trina com muito louvor dirigido à majestade de Jesus, à glória de seu soberano domínio, ao triunfo de sua ressurreição vitoriosa, à sua solicitude². Mesmo que muitos duvidem de inúmeras evidências, não se pode desacreditar da atuação prodigiosa do Espírito Santo em nosso tempo como no tempo dos Atos dos Apóstolos.

Embora a utilização de objetos externos,sem saber exatamente o que representam,seja uma prática muito comum, as pessoas que se utilizam de tais símbolos, têm a vaga noção de que “aquilo” é coisa boa, do bem.
Sinceramente, gostaria que o Espírito Santo realmente fosse moda. Não na exterioridade, mas no íntimo, no interior de cada ser vivente. A começar por todos que são assíduos na fé como também as outras pessoas que “usam” porque está na moda, sem ao menos saber o teor de tal uso. O Espírito Santo desceu sobre Jesus e O ungiu como tinha prometido aos profetas, a fim de que nós pudéssemos haurir da plenitude de sua unção e assim sermos salvos. ³

A simbologia do Espírito Santo nas Sagradas Escrituras é bem ampla, contudo a maioria O vê como “pomba”. O Espírito Santo é aquele que, depois do batismo ,desceu sobre o Senhor como uma pomba e aí permaneceu,habitando somente em Cristo de maneira plena, total e sem nenhuma limitação, e inclusive, com toda a sua abundância e redundância, para que Dele todos nós pudéssemos receber como que gotas de Graça,permanecendo intata nele toda a fonte do Espírito Santo, como se da plenitude do Espírito que habitava em Cristo partissem muitos pequenos riachos de dons e de operações. 4

Minha hipótese de que aquela medalhinha virasse moda foi confirmada!Muitas mulheres (e quem sabe homens também) estão usando. Não está errado usar, absolutamente não é essa minha constatação!Esta inferência servirá apenas para desejar que com a mesma ânsia apressada de estar na moda do “mundo” conclamo a que todos queiram estar na “moda” de uma espiritualidade verdadeiramente pentecostal, promovendo a chamada “Cultura de Pentecostes”. Quem sabe assim, as minhas irmãs “Peruas” não se transformassem idilicamente em pombas… (do Espírito Santo é claro!!!). 

Leandro Rabello Batista
Membro da Comissão Estadual de Formação-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário