sábado, 13 de novembro de 2010

Passos para uma construção musical

1. LETRA E MELODIA    
Após terminada a letra para uma construção musical, a primeira coisa a se observar é se nela contém erros doutrinários, que fogem à nossa fé católica. Por isso, se você tiver alguma dúvida sobre o conteúdo da sua composição, procure um sacerdote ou um leigo que possa lhe ajudar a tirar suas dúvidas, e assim, a partir daí, você vai para o próximo passo, que é a melodia.
Costumo dizer que a melodia é a alma da música. É a partir dela que se constrói todo o corpo musical. Sendo assim, é o elemento mais importante de uma música. É ela que embeleza toda a música e dá força à letra. Daí a grande importância que há na construção melódica da letra.
Não há coração que resista à ação de Deus através de uma música com uma construção melódica bem arranjada, bem trabalhada, tirada do baú das riquezas do coração de Deus. Algumas vezes nosso Deus inspira letras com melodias, e outras vezes só a letra. Quando acontece assim, é o próprio Deus querendo que nós o busquemos mais ainda, fazendo com que nos tornemos mais íntimos do seu amor, do seu espírito, para alcançarmos o seu coração e de lá tirar as mais belas melodias guardadas no baú das riquezas do coração de Deus. Às vezes acontece de tentarmos várias vezes construir uma melodia e não obtermos resultados. Isso é motivo de alegria e não desânimo, porque o Senhor ainda não se satisfez com a nossa total entrega a Ele. Ele quer mais renúncia, mais vida de oração e intimidade com Ele, mais vivência dos sacramentos e dos seus mandamentos, e para nós, COT, além disso, uma profunda vivência da nossa vocação e do nosso carisma.
Padre Pio de Pietrelcina diz assim: “Sem paciência seus defeitos não desaparecerão, mas crescerão”. “O demônio nunca conseguirá demover uma alma que está agarrada à Cruz”.
Se você não tem o dom ou a facilidade de colocar a melodia em uma música, procure alguém do seu ministério que o tenha. Mas é muito importante que você (compositor) esteja presente na construção melódica da letra, porque você sentirá se era essa a intenção melódica que o Espírito Santo tinha colocado no seu coração para aquele texto, palavra ou frase, e assim, a partir daí, ir acontecendo a divisão da música em estrofe(s) e refrão(s) ou outra divisão que o Espírito Santo espirar.
No próximo artigo, falaremos mais um pouco sobre melodia e daremos o nosso segundo passo, que é o CORPO DA MÚSICA.
Deus abençoe e até lá!
Marciano Andrade
(Banda COT – Baterista

Nenhum comentário:

Postar um comentário